Cascais Cidade dos Afetos

9 de Fevereiro de 2018
Rosaria Silva

O Município de Cascais aderiu ao Movimento Cidade dos Afetos em maio de 2017 e no âmbito do Projeto Movimento Escola/Cidade dos Afetos, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) de Cascais está a celebrar a Semana dos Afetos de 5 a 14 de fevereiro de 2018, subordinada ao tema “Maré de Afetos“.

O Movimento Cidade dos Afetos nasceu no Barreiro no ano letivo 2009/2010 estendeu-se a outros Concelhos. É um projeto assente nas escolas com base no lema “Escola de Afetos, Escola de Sucesso”. Em Cascais é promovido pela Unidade de Saúde Pública Amélia Leitão do Agrupamento de Centros de Cascais (ACES de Cascais) e pretende mobilizar toda a comunidade para o desenvolvimento de atividades que apliquem a componente afetiva, de modo a promover o bem-estar e os estilos de vida saudáveis.

Neste âmbito, têm sido desenvolvidas diversas atividades com a participação ativa de alunos, professores e restante comunidade educativa, utilizando a Maçã como símbolo dos Afetos.

Esta iniciativa ntegra-se nas orientações do Programa Nacional de Saúde Escolar de 2015, nomeadamente nas áreas temáticas: “Saúde Mental e Competências Sócio Emocionais” ,“Educação para os afetos e sexualidade” e “ Alimentação Saudável e atividade física.”. Pretende construir redes de afetos que melhorem a comunicação, as relações interpessoais e as aptidões essenciais para a vida; redes que promovam e valorizem a saúde física e mental indispensável à capacitação para a adoção de comportamentos saudáveis. Destina-se a toda a comunidade e educativa, Instituições Particulares de Solidariedade Social com intervenção na população escolar e idosa.

Este Movimento também concorre para a Estratégia Local de Promoção de Saúde através do Eixo de Intervenção Educação para a Saúde, que tem sido operacionalizado através da Plataforma Saúde na Escola (Carta Compromisso 2014-2108) que tem como missão assegurar a nível local, uma parceria estratégica que alinhe a promoção da saúde na comunidade educativa, com principio e metas de intervenção comuns.

Dia 11 de fevereiro é o “Dia dos Afetos”!

Convidamos todas/os munícipes a distribuírem abraços afetuosos, dia 11 de fevereiro pelas 11h00 (Hora do Abraço) e a registarem esse momento de afeto fotograficamente para que possam ser partilhados no Facebook e Instagram, com as seguintes hashtags:  #movimentoescolacidadedosafetos #horadoabraco