40º Plenário do Conselho Local de Ação Social em Cascais

19 de Abril de 2018
Rosaria Silva

Realizou-se no dia 18 de abril o 40º Plenário do Conselho Local de Ação Social em Cascais (CLAS), no Edifício IDEIA, em Outeiro de Polima.

Neste primeiro Plenário, de 2018, que contou com a presença do Sr. Presidente da CMC Carlos Carreiras ( presidente do CLAS), do Sr.  Vereador Frederico Pinho de Almeida e da Srª Vereadora Isabel Guerra, apresentou-se e votou-se o Plano de Ação do CLAS para 2018, tendo como destaque os eixos do:

Diagnóstico, Planeamento e Avaliação

Onde está previsto:
Assegurar a qualidade e consistência da informação produzida no âmbito do Diagnóstico Social de Cascais;
Gerar uma reflexão critica nas várias sub-redes da Rede Social através dos dados do Diagnóstico Social de Cascais específicos a cada uma destas estruturas;
Disseminar o Diagnóstico Social de Cascais;
Iniciar o processo de conceção do Plano de Desenvolvimento Social;

E da

Governança

Onde está previsto:
Reforçar a articulação entre as várias sub-redes no quadro do modelo de governança da Rede Social;
Mobilizar atores privados/empresas para a Rede Social;
Assegurar a gestão técnico-administrativa da Rede Social;
Fortalecer a comunicação interna e externa da RS;
Qualificar os membros/Recursos Humanos da Rede Social.

Foram, também, apresentados os Planos de Ação 2018 das Comissões Sociais de Freguesia (Alcabideche, Carcavelos/Parede, Cascais/Estoril e São domingos de Rana) que têm como eixos de atuação: famílias e recursos; seniores e envelhecimento;  emprego;  saúde; educação; qualificação de profissionais, diagnósticos, conhecimentos e planeamento; e governança . Os presidentes de Juntas e Uniões de Freguesia, também marcaram presença reforçando as grandes prioridades para 2018.

Na segunda parte do Plenário  decorreu a apresentação do setor Oeiras/Cascais do Centro Distrital de Lisboa do Instituto da Segurança Social, IP e execução 2017 bem como as Atividades no Núcleo Local Inserção e execução 2017.

Para finalizar a manhã de trabalhos foi feita uma retrospetiva  da Formação de Redes e Governança Local  que decorreu na NOVA School of Business & Economics, entre dezembro de 2017 e janeiro 2018 onde participaram 15 instituições da Rede Social.