50º Plenário do CLAS

Destaque

Foi realizado, no auditório de São Vicente de Alcabideche, o 50º plenário do Conselho Local de Ação Social (CLAS). Este 50º plenário demonstra que, de acordo com Carlos Carreiras, presidente do CLAS e da Câmara Municipal de Cascais, a “rede continua a expandir-se” e é o “reflexo e o nível de confiança do trabalho de todos”.

Plano Estratégico de Desenvolvimento Social 2020-2030 

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Social 2020-2030 e os seus respetivos alvos foram apresentados em formato de uma infografia animada que poderá visualizar aqui:

Aprovação do Plano de Iniciativas de Desenvolvimento Social 2022 

O Plano de Iniciativas de Desenvolvimento Social 2022 foi apresentado através da partilha de várias Iniciativas que ilustraram a intervenção das redes de parceria junto dos munícipes em áreas como a natalidade, a privação material e as crianças em situação de risco ou perigo. 

No objetivo 1, relativo aos desafios demográfico, foi apresentada a iniciativa das bolsas sociais que se enquadra no tema da natalidade. O Presidente da Comissão Social de Freguesia de Cascais Estoril, que apresentou o projeto, frisou que as bolsas sociais “correspondem ao desafio atual das vagas das creches”. Com 15 bolsas atribuídas, em média, por ano letivo, esta iniciativa permite que crianças de famílias de baixos recursos financeira tenham acesso a creches e jardins de infância licenciados da rede privada.

A Plataforma de Recursos na Privação Material demonstrou o sucesso dos projetos “Cartão Mais Solidário” e “Mercearias Solidárias” ilustrando respostas inovadoras e dignificantes na área da privação material que visam promover a inclusão e proteção social de grupos mais vulneráveis. O Cartão Mais Solidário entregou mais de 11 mil cartões a mais de 5 mil pessoas. As Mercearias Solidárias permitiram ajudar mais de 600 famílias por mês e têm permitido reforçar a autonomia e a liberdade de escolha das famílias, a promoção de uma alimentação saudável e redução do desperdício alimentar.

Por fim, Plataforma Crescer Melhor Cascais apresentou a iniciativa “Ao fim da tarde também é dia…”. No âmbito da plataforma, esta iniciativa com foco na prevenção, constitui um espaço de reflexão e discussão em torno da primeira infância, e já contou com mais de 660 participantes num conjunto de 11 sessões. 

Após a apresentação destas iniciativas, foi aprovado por unanimidade o Plano de Iniciativas de Desenvolvimento Social para 2022. Pode aceder aqui ao Plano de Iniciativas de Desenvolvimento Social para 2022:

Destaques Plano de Iniciativas de Desenvolvimento da Rede Social 

No Plano de Iniciativas de Desenvolvimento da Rede foi dado destaque às áreas temáticas da sustentabilidade financeira, da capacitação das organizações e da marca da Rede Social.

Ao nível da sustentabilidade financeira, foi apresentada a central de compras, Social Shop, que, através de uma plataforma, visa contribuir para uma gestão mais eficiente dos recursos das organizações sociais, podendo adquirir produtos de forma mais direta e mais económica.

Andreia Ferreira, representante do Núcleo Executivo, apresentou o Plano de Formação da Rede Social, que já contou com um total 13 formações/ 256 horas de formação, contribuindo para a aprendizagem contínua das organizações. No final, foi divulgada a campanha de teasing e revelação e workshops de apresentação da nova marca da Rede Social de Cascais.

Adesão de novos membros 

Aderiram à Rede social de cascais 3 novos membros: Rotary Club Cascais-Estoril, Fundação Manuel Violante e Dar a mão.

Integrada na ONG Rotary International, a Rotary Club Cascais-Estoril promove e apoia várias causas humanitárias em várias áreas sempre seguindo o lema “Dar de si antes de pensar em si”. Já trabalhando “em parceria com a rede social e várias instituições” refere Roberto Carvalho, a Rotary Club irá utilizar as skills dos vários profissionais aderentes para apoiar as IPSS em várias áreas.

A Fundação Manuel Violante, em homenagem ao trabalho do Dr. Manuel da Silva Violante, promove o desenvolvimento económico e cultural em Portugal beneficiando do conhecimento e das competências da rede de contactos.

 A Dar a Mão tem como objetivo integrar as pessoas que passam pela prisão, acreditar na sua capacidade de mudança e trabalhar para combater a reincidência criminal. Um total de “398 mulheres do estabelecimento prisão de Tires foram apoiadas pela dar a mão” refere Rita Chaves, diretora da associação.

O PRR e outros instrumentos financeiros: como diversificar as fontes de financiamento nas organizações de economia social? 

Apresentado pelo Diretor Municipal de Captação de Recursos, Pedro Caldeira Santos, foi realizado o enquadramento das principais linhas de financiamento na área sociais com enfoque no Plano de Recuperação e Resiliência. Foi abordado o apoio aos serviços da DMCR na informação sobre a documentação necessária e a partilha de informação com o apoio do CLAS.  

Balanço CLDS4G SDR e aprovação de alteração de metas 

Por último, foi apresentado, pelo Ricardo Rodrigues, um balanço das atividades realizadas pelo CLDS4G a 1246 destinatários na freguesia de São Domingos de Rana. Após a apresentação do balanço, foi aprovada por unanimidade a alteração de metas do CLDS4G SDR.

Poderá aceder à apresentação do plenário aqui.

3 de Junho de 2022
Irene Carriço