CLAS aprova o Plano de Iniciativas de Desenvolvimento Social para 2023

Foi perante um auditório cheio, com mais de 130 profissionais de 67 organizações, que decorreu o 52º Plenário do Conselho Local de Ação Social – CLAS no dia 12 de maio na Casa das Histórias Paula Rego.

A sessão iniciou-se com a visualização de uma infografia que pretendeu dar conta dos dados de monitorização do Plano Estratégico de Desenvolvimento Social de 2022 e das metas a alcançar para os sete objetivos ao longo do ano de 2023.

Realça-se que o Plano Estratégico de Desenvolvimento Social é uma prática de planeamento colaborativo implementada em Cascais e que envolve mais de 130 profissionais das organizações da Rede Social.

Veja a infografia:

Do plano à ação: práticas de intervenção em rede em Cascais

Do Plano de Iniciativas de Desenvolvimento Social 2023 foram dados a conhecer vários projetos, apresentados em versão pitch, que ilustram a ação realizada em Cascais no sentido de responder ao bem-estar e qualidade de vida dos munícipes.

No âmbito do Objetivo 1 – Desafios demográficos da natalidade, do envelhecimento e da longevidade foram partilhados três projetos: Viva(a)Mente – Comissão Social de Freguesia de Cascais Estoril; Upgrade Fazer a Diferença – Plataforma Envelhecer Melhor e + Saúde Todos os Dias – Fórum Concelhio para a Promoção Saúde.

Do Objetivo 2 – Inclusão e proteção social dos grupos mais vulneráveis, foram apresentados a Resposta terapêutica para crianças vítimas de violência doméstica – Fórum Municipal contra a Violência Doméstica; a Entre(in)Vista – Grupo de Empregabilidade Territorial; S. Domingos de Rana Consigo e Fundo Emergência Ação Social – Comissão Social de Freguesia de S. Domingos de Rana e o Loqui – Plataforma Integração e Multiculturalidade de Cascais.

Relativamente ao Objetivo 3 – Garantir direitos e promover igualdade de oportunidades foram destacados o FabLab Cascais – CLDS Alcabideche, o Projeto Piloto Contra a exploração e abuso sexual (novo) – Stop Now – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e o PIIC ME – Câmara Municipal de Cascais.

No que concerne ao Objetivo 4Reforçar a coesão sócio territorial foram evidenciados os projetos: Apartamento Partilhado Casa do Farol – Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo e Acessibilidade para todos – Comissão Social de Freguesia de Carcavelos/Parede.

O Plano de Iniciativas de Desenvolvimento Social 2023 foi aprovado por unanimidade e pode consultá-lo aqui.

Também as iniciativas direcionadas para o desenvolvimento organizacional da Rede Social em 2023 foram divulgadas pelo Núcleo Executivo do CLAS, nomeadamente:

• A Plataforma Carta Social de Cascais, as Rotas da Participação e a Plataforma de Gestão e Apoios Sociais (partilhado por José Ribeiro, Presidente da Comissão Social de Freguesia de Alcabideche) dentro do Objetivo 5 – Reforçar a coordenação estratégica.

• O Diagnóstico Social Cascais, o Estudo da Maturidade Digital da Rede Social, o Plano de Formação e o MU.ST.SEE e no âmbito do Objetivo 6 – Melhorar o conhecimento e capacitação.

• O Dístico Rede Social de Cascais e a Rede Social em Contextos Estratégicos incluídos no Objetivo 7 – Aumentar a notoriedade e influência da Rede.

Veja o vídeo do dístico:

Saiba mais sobre o Plano de Iniciativas de Desenvolvimento da Rede Social 2023 aqui.

Adesão de cinco novos membros

Neste Plenário aderiram cinco novas entidades (três organizações constituídas por voluntários e duas entidades privadas), passando a Rede Social de Cascais a contar com 131 membros.

Addapters Enable Associação

Associação Turma Solidária

António Pina Marques Unipessoal, Lda. (Eu Consigo)

Refood Cascais

SMP – Serviço Médico Permanente

Apresentação do Plano Estratégico 2023-2025 I Fórum Municipal Contra a Violência Doméstica

A equipa do Fórum apresentou o Plano Estratégico para os próximos três anos. Foi explicado que o Plano Estratégico é constituído por quatro objetivos estratégicos – consolidar e alargar respostas, qualificar e melhorar a intervenção em rede, prevenir a violência doméstica e melhorar o conhecimento, 11 medidas e 40 ações, tendo sido referido que o Plano esteve em participação pública durante o mês de março.

Foram destacados, ainda, os marcos significativos desde a criação do Fórum em 2003 até à implementação da Casa Pilar em 2022, o trabalho desenvolvido traduzido nas 25 vítimas acolhidas (no apartamento de transição), os 770 alunos por abrangidos pelo projeto PreVio, os 428 profissionais que participaram na Formação Rede Segura, as 390 vítimas acompanhadas em 2021 (SAV) entre outros.

Apresentação da Plataforma ODS Local

A Rede Social, enquanto estrutura de parceria local, tenta alinhar o seu planeamento aos 17 ODS. Pretende-se, agora, que as boas praticas das organizações da Rede Social possam ser mapeadas e constar desta Plataforma ODS.

Nesse sentido, coube à Vereadora Joana Balsemão a apresentação da Plataforma Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

A vereadora elucidou a plateia sobre as ações realizadas desde 2017 até aos dias de hoje, como seja a Metodologia Inside-Out decapacitação e envolvimento dos colaboradores, a integração dos ODS nas áreas de atuação municipal, o processo de localização dos ODS e o Congresso Municipal dos ODS.

Partilhou, igualmente, os próximos passos a adotar, entre 2023 e 2030, como sejam as ações de sensibilização, educação e formação (nas praias, nos jardins, nas escolas, nos serviços da Câmara, nas redes sociais, no site Cascais), a monitorização dos indicadores, o mapeamento de projetos e a divulgação do trabalho na plataforma ODS local entre outros.

Por último, lançou o desafio a todas as organizações para aderirem à Plataforma e inserirem os seus projetos e boas praticas.

Artigos relacionados: Aprovado Plano de Iniciativas de Desenvolvimento Social para 2023

23 de Maio de 2023
Isabel Ganilho