No dia 6 de junho a Comissão Social de Freguesia de Alcabideche esteve reunida em sessão plenária no Auditório de São Vicente de Alcabideche. Esta reunião teve como principais tópicos as iniciativas do Plano de Ação 2022/23 e os projetos que estão a acontecer no território.
Das iniciativas do Plano de Ação 2022/23 foi destacado o processo de constituição do grupo de trabalho que implementará e desenvolverá a Plataforma de Gestão de Apoios Sociais. Foram salientados, igualmente, o Plano de Comunicação (vai iniciar-se, em setembro, uma colaboração com alunos da Nova SBE), o Guia de Recursos (foi reforçada a necessidade de estar sempre atualizado) e ainda a realização de dois workshops, em outubro, subordinados ao tema da Saúde Mental.
O Apoio complementar na aquisição de medicamentos (destinado a idosos, reformados com doença crónica e pessoas com carência económica), o Projeto Bebé Alcabideche (permite apoiar a aquisição de vacinas e medicação que não estejam contempladas no plano nacional de vacinação) e a Aquisição mensal de fraldas para crianças até aos dois anos de idade constituem os projetos que arrancaram em Alcabideche.
Relativamente aos projetos que já estão a ser desenvolvidos na freguesia foram partilhados pelas organizações promotoras os seguintes:
- A Helpo apresentou a Ludoteca das Fontainhas, os Grupos ABC (apoio a famílias refugiadas da Ucrânia), o COPE (projeto que assenta nos princípios da Prescrição Social e que se direciona a jovens NEET) e a Nutrição – Da gravidez aos cinco anos de idade (sessões dirigidas a mães e pais tendo em vista a sensibilização para a confeção de refeições saudáveis para crianças até aos cinco anos de idade).
- A Plataforma Amplitude partilhou o seu projeto que tem como destinatários os seniores e promove o contacto destes com a arte. Pretende introduzir a arte como ferramenta em contexto de saúde.
- A Agilidades divulgou o Projeto Motricidades da AGILidades. Este pode ser trabalhado em diversos contextos, nomeadamente na capacitação de equipas em rede. O Jogo das Mãos TATI (jogo não-digital) é um dos recursos mais utilizados pelas entidades do concelho que trabalham com idosos, mas pode destinar-se também a outros públicos (crianças, pessoas com deficiência).
- A Divisão de Promoção da Saúde e Bem-Estar – CMC partilhou a Unidade de Saúde + que congrega as respostas de saúde mental que já existiam e as novas. O Programa visa o acesso a consultas de saúde mental, a quem habitualmente não tem possibilidades financeiras de ter acesso a este apoio e destinam-se a todas as faixas etárias. Têm dois tipos de respostas: Saúde Mental e Apoios Terapêuticos Especializados.
- O Projeto Cartografia Têxtil está a ser desenvolvido na ABESA e é dinamizado pela APECV. É um projeto que promove o ativismo artístico e tem como base um quadrado de tecido tamanho 10×10. Cada quadrado pretende contar uma história, que pode ser costurada no pedaço de tecido. As histórias, depois de concluídas podem viajar por todo o mundo e ser exibidas, até 2024, em diferentes países diferentes. Dois dos participantes no projeto partilharam as suas experiências tendo ambos referido a importância deste tipo de projetos no combate à solidão e ao envelhecimento ativo.
Este plenário contou com a presença de cerca de 35 participantes tendo terminado às 12 horas.