Esta 6ª feira o Fórum Municipal de Cascais contra a Violência Doméstica (FMCVD) reuniu-se nas instalações da ABLA, em Carcavelos, para apresentar e discutir o Plano Estratégico 2023-2025.
A visão estratégica do fórum é criar uma rede de referência no Município de Cascais sem violência doméstica, onde os direitos e valores fundamentais estejam sempre garantidos.
Até 2025, o FMCVD pretende estabelecer 4 Objetivos Estratégicos de intervenção que constituem as grandes prioridades desta rede. Esses objetivos vão resultar em medidas estratégicas que depois vão se operacionalizar em ações.
Segundo os profissionais a rede deve agir com base em objetivos estratégicos, assentes em valores como:
- Responsabilidade – reforça o facto da violência doméstica ser um crime público, no qual todos têm de assumir o papel de prevenir, combater e responsabilizar quem comete este tipo de crime.
- Rigor – a atuação do fórum, sustentada neste valor, permite atuar com base em dados e evidências.
- Determinação – determina atenção e investimento constantes no combate à violência doméstica, e capacidade permanente para implementar abordagens e soluções inovadoras.
- Cooperação – permite a intervenção da rede de forma mais adequada às necessidades das vítimas.
- Partilha – a importância de partilhar os sucessos da rede e a aprender com a experiência.
O FCVD assumiu como sua declaração estratégica: “a intervenção centrada em mais e melhores respostas com foco nos públicos mais vulneráveis, suportada na qualificação dos profissionais e na melhoraria da eficácia da rede, nomeadamente na articulação, na agilização de processos e na comunicação”.
Esta é a identidade institucional assumida pelo Fórum contra a violência doméstica, cuja missão é prevenir e combater a violência doméstica no concelho de Cascais.
Os profissionais do FCVD prometem voltar a reunir-se brevemente para concluir o plano Estratégico 2023-2025.