
Sabia que a arte de falar em público é tão importante e desafiante que a sua técnica começou a ser alvo de estudo há mais de 2000 anos? Definitivamente não é um dom inato, mas algo que pode ser trabalhado e para o qual existem ferramentas que podem ser adquiridas. Quantos de nós ainda não nos confrontámos com este desafio, incluindo em contexto da ação da Rede Social? A formação “Falar em Público” é uma aposta da Rede Social que se propõe a reforçar estas competências junto dos profissionais das organizações que a compõem.
- Quando: 20, 25 e 27 de setembro das 14h-17h e 22 e 29 de setembro das 9h30-12h30
- Formadora: Ana Silvestre Daun | Cidade das Profissões
- Destinatários: Técnicos/as das entidades membro da Rede Social de Cascais, com prioridade para responsáveis de estruturas de coordenação das Redes de Parceria da Rede Social de Cascais
- Local: Centro Paroquial de Cascais
OBJETIVOS GERAIS
Com esta formação pretende-se criar um ambiente de aprendizagem positivo e de suporte mútuo onde cada elemento tenha a oportunidade de desenvolver as suas competências de comunicação e relacionamento eficaz com uma plateia, desenvolvendo a capacidade de falar em público.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Aumentar o autoconhecimento
- Incrementar a consciência corporal e vocal
- Ampliar as competências chave da comunicação
- Saber estruturar um discurso de acordo com os objetivos
- Utilizar técnicas e estratégias de falar em público
- Vivenciar e desafiar-se a falar em público num espaço contentor de aprendizagem.
PROGRAMA
- O autoconhecimento: A importância de se conhecer para comunicar de forma eficaz; saber lidar com o impacto pessoal da exposição e lidar com as características pessoais para potenciar o seu estilo próprio
- O impacto da comunicação não-verbal: Olhar, postura, presença, apresentação, voz e dicção
- Discurso: Tipos, métodos e critérios de organização
- Experimentação e feedback
OUTRAS INFORMAÇÕES
A formação é presencial em local a definir.
Tem a duração de 15 horas e decorre nos dias 20, 25 e 27 de setembro das 14h-17h e 22 e 29 de setembro das 9h30-12h30
As inscrições são limitadas a 15 participantes e devem ser realizadas até o dia 12 de setembro.
Qualquer questão adicional enviar para: rede.social.formacao@cm-cascais.pt
FORMADORA: Ana Silvestre | Cidade das Profissões
Ana Silvestre Daun (Cidade das Profissões): Integra a equipa de Divisão de Empregabilidade e
Promoção de Talento da Câmara Municipal de Cascais onde coordena o programa de Formação e
Oficinas. Formadora desde 1998 nas áreas de comunicação, competências pessoais e socias,
expressões e teatro. Psicoterapeuta (SPPE). Licenciada em Educação Especial e Reabilitação
(Faculdade de Motricidade Humana). Licenciada em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema.
INSCRIÇÃO
Esta formação insere-se no Plano de Formação da Rede Social Cascais para 2023