Projeto Cascais Cuida reconhecido a nível nacional

Breve

Cascais foi reconhecida a nível nacional, com o projeto “Cascais Cuida – Programa para Cuidadores Informais”, para pertencer à rede de autarquias que adotam as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais, sendo uma das 24 autarquias selecionadas pela rede. 

O reconhecimento materializa-se na atribuição de selos de mérito e vêm na sequência da candidatura à 1ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), lançada pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores informais.

Esta avaliação foi a recompensa do trabalho realizado pelo projeto “Cascais Cuida – Programa para Cuidadores Informais”. Este projeto visa apoiar os familiares ou outros não enquadrados em atividades profissionais e remuneradas do cuidar, que se assumem como responsáveis pela organização e prestação de cuidados a pessoa em situação de dependência. Este apoio é prestado em parceria com entidades locais e visa o descanso do cuidador informal, formação e apoios psicoterapêuticos.

A RACCI é uma iniciativa do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais que se destina a distinguir e divulgar as melhores práticas levadas a cabo ou formalmente por municípios e freguesias nesta área, em Portugal, através da atribuição de selos de mérito.

O Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais foi reconhecido recentemente por um estatuto e, apesar de um importante avanço social, continua incapaz de travar por completo o perpetuar de algumas injustiças. Assim, foi lançado, em 2020, no país um Movimento que tem como missão ‘Cuidar dos Cuidadores Informais’. Este movimento conta com dezenas de associações portuguesas que têm como objetivo concretizar projetos capazes de ajudar, na prática, quem cuida, seja do marido, da mulher, de um filho, do pai ou da mãe.

Mais informação sobre o movimento em https://movimentocuidadoresinformais.pt/racci/

Artigos relacionados: Cascais cria Grupo de Apoio Psicológico ao Cuidador Informal

24 de Setembro de 2021
Isabel Ganilho