O auditório da DNA Cascais foi palco, no dia 7 de novembro, da sessão “À conversa sobre Inovação Social”, promovida pela Rede Social de Cascais e o Portugal Inovação Social. Esta iniciativa contou com a participação de 34 profissionais de 25 organizações.
Esta parceria visa fomentar a experimentação social e a diversificação de fontes de financiamento das entidades da Rede Social e ”À conversa sobre Inovação Social” pretendeu ser um espaço informal, de informação, esclarecimento de dúvidas e identificação de recursos e financiamentos.
Vera Egreja Barracho, do Portugal Inovação Social, elucidou que o Portugal Inovação Social é uma iniciativa pública que visa promover a inovação social e dinamizar o mercado de investimento social em Portugal. Partilhou informações sobre a missão, dotação, programas regionais e instrumentos de financiamento.
Apresentou, de forma mais detalhada, o 1º Aviso das Parcerias para a Inovação Social (um dos instrumentos de financiamento) – os Projetos inovadores que promovam o desenvolvimento de competências em crianças e jovens, ou seja, que fomentem o seu desenvolvimento pessoal.
Informou que o prazo de candidatura é de 60 dias úteis após a publicação do Aviso, as entidades beneficiárias são, entre outras, as cooperativas, misericórdias, fundações, IPSS, associações, empresas e instituições de ensino superior e que os destinatários são as crianças e jovens de contextos desfavorecidos ou em situação de vulnerabilidade (crianças e jovens vítimas de maus tratos, criança e jovens que integram famílias em situação de pobreza ou exclusão social, crianças e jovens com diagnóstico de doença mental, entre outros).
Salientou, ainda, o modelo de financiamento (financiamento 80% e investidores sociais públicos ou privados 20%), os indicadores e metas e os critérios de valorização de candidaturas como a candidatura em parceria, mais do que um investidor social, um investidor assegura pelo menos 30% do investimento social, e o envolvimento dos destinatários e membros da comunidade no diagnóstico do problema ou no desenho da solução.
Consulte aqui a apresentação. Mais informações em https://inovacaosocial.portugal2020.pt/
Pretende candidatar-se e não sabe como elaborar a candidatura?
A Rede Social pode ajudar através do Programa de Mentoria para Elaboração de Candidaturas. Este programa consiste num serviço de acompanhamento técnico individualizado que visa aumentar o potencial de sucesso das candidaturas. O serviço é prestado em parceria com a Logframe, a qual tem uma larga experiência nas áreas do planeamento e avaliação no terceiro setor.
Conheça ou recorde alguns dos critérios de acesso à Mentoria: o apoio traduz-se numa bolsa de horas, até um máximo de 10 horas por organização, a candidatura é previamente avaliada pela Logframe no sentido de aferir a sua viabilidade e potencial de sucesso (esta fase é gratuita para a organização) e o custo a suportar pelas horas de mentoria prestadas é de 6€/hora (os restantes 90% do valor do serviço ficam a cargo da Rede Social).
Para mais informações contactar: rede.social@cm-cascais.pt