No dia 30 de novembro realizou-se, no Seminário Torre d’Aguilha, mais uma edição das Oficinas de Planeamento da Rede Social de Cascais. Esta iniciativa contou com a participação de mais de 60 profissionais de 31 organizações abrangendo 17 redes de parceria e teve como objetivo promover um espaço de trabalho entre todas as redes.
O Plano Estratégico de Desenvolvimento Social (PEDS) tem como propósito estruturar o pensamento estratégico e alinhar a atuação da Rede Social na resposta aos desafios de desenvolvimento social de Cascais.
Assim, foi apresentado um balanço do ciclo de quatro anos de implementação do PEDS, dando conta do alinhamento e comprometimento das redes de parceria com os desafios do desenvolvimento social do concelho.
Conheça aqui todos os resultados do Plano Estratégico de Desenvolvimento Social (PEDS).
Em 2024 o PEDS será objeto de avaliação dos seus resultados e os desafios estratégicos serão revistos com vista a reforçar a relevância deste instrumento estratégico e orientador da ação da Rede Social de Cascais.
Este dia foi um momento de partilha de conhecimento e de reflexão que possibilitou conhecer de forma mais próxima o trabalho que é desenvolvido por cada uma das redes de parceria tendo estas sido desafiadas a apresentarem um pitch, através de:
- Uma Iniciativa em curso ou que pretendem desenvolver em 2024 no Plano de Desenvolvimento Social (PDS) ou no Plano de Desenvolvimento da Rede (PDR);
- Um Procedimento ou metodologia de trabalho;
- Um Problema atual relacionado com a própria Rede de Parceria ou com a intervenção.
Houve, também, oportunidade para as várias redes de parceria fazerem match´s. O alinhamento entre as redes foi perceptível tendo todas elas feito match.
A Rede Social de Cascais aposta em momentos de trabalho colaborativo, como as Oficinas de Planeamento, a fim de reforçar o alinhamento dos profissionais e melhorar a capacidade de resposta junto dos munícipes. Nesse sentido, os técnicos das diversas redes de parceria começaram a planear as iniciativas para o ano de 2024. De salientar, que maioria das ações das organizações surge cada vez mais como produto deste trabalho colaborativo e em rede, envolvendo uma concertação entre organizações que atuam na mesma área e sobre as mesmas temáticas.