Temos Voz 2026: Rede de Parceria CLIC promove sessão participativa na área da doença mental

No dia 24 de janeiro, a Rede de Parceria CLIC – Conselho Local para a Inclusão em Cascais promoveu uma sessão de participação pública no âmbito do projeto “Temos Voz”, dedicada à saúde mental. A iniciativa, que decorreu na ARIA – Associação de Reabilitação e Integração Ajuda, em Cascais, foi dirigida a pessoas com experiência presente ou passada de doença mental, familiares e cuidadores.

O encontro teve como principal objetivo a recolha de ideias, propostas e experiências que permitam reforçar a inclusão e a participação das pessoas com experiência presente ou passada em doença mental no concelho de Cascais, promovendo um território mais justo, participativo e próximo das comunidades.

Mais de 22 pessoas com experiência em doença mental e 21 cuidadores participaram nesta sessão, com o apoio de cerca de 25 facilitadores de organizações locais, evidenciando a capacidade de mobilização da Rede de Parceria CLIC e a importância do trabalho colaborativo e de proximidade no território.

A presença de José Ribeiro, Presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche, reforçou o reconhecimento institucional do trabalho desenvolvido em Rede e a valorização dos processos participativos enquanto instrumento de inclusão social. No seu discurso, destacou que “quem fala é um ato de coragem, quem ouve é um ato de respeito e quem recebe as propostas é um ato de responsabilidade coletiva”, sublinhando a importância da participação enquanto compromisso partilhado entre pessoas, organizações e decisores locais.

Esta iniciativa integra o Sistema de Participação da Rede Social de Cascais, que promove o envolvimento de todos os atores do território na construção de respostas sociais integradas e inovadoras, contando com a colaboração da Rede Social de Cascais e o acompanhamento do consultor Nelson Dias, da Associação Oficina, especialista em participação e cidadania.

O projeto “Temos Voz” afirma-se, assim, como uma expressão concreta do compromisso das redes locais com a participação cidadã e a construção coletiva de soluções sociais.

Em Rede, construímos inclusão, com as pessoas, para as pessoas.

29 de Janeiro de 2026
Rita Pereira