Cascais Global Network | Erasmus+

Programa europeu para a educação, formação, juventude e desporto e visa potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os cidadãos, para o reforço da identidade europeia, do crescimento sustentável, da coesão social e da empregabilidade das pessoas. Promove o trabalho das organizações no âmbito de parcerias europeias ou internacionais com um vasto leque de intervenientes públicos e privados e fomenta a partilha de conhecimento e a inovação nas áreas da educação, formação, juventude e desporto.

Esta estratégia de internacionalização enfatiza a importância de promover o desenvolvimento social sustentável, adaptando as iniciativas para atender às necessidades específicas das organizações e das comunidades que servem.

A nossa visão é transformar o Consórcio de Mobilidade num importante catalisador de mudanças sociais positivas, proporcionando às organizações do terceiro setor as ferramentas e recursos necessários para elevar a qualidade da educação de adultos.


O consórcio de mobilidade é constituído por 8 entidades locais da
Educação e do Terceiro Sector que lidam com adultos, pertencentes
à Rede Social de Cascais.

Que entidades são elegíveis?

Podem participar organizações de educação formal, informal e não formal de adultos, autoridades públicas locais e regionais, organismos de coordenação e outras organizações ativas no setor da educação de adultos, assim como centros de reconhecimento e validação, câmaras de comércio, organizações profissionais, centros de orientação, organizações desportivas e culturais.

Organização do Consórcio

Grupo de gestão – composto por um representante de cada organização parceira, que deve apoiar todos os procedimentos necessários à implementação do projeto.

Coordenador do Consórcio – Animam Viventem, será responsável pela gestão do projeto com entidades de financiamento e gestão operacional.

Coordenador Pedagógico – Rede Social de Cascais, será responsável pela concertação e decisões temáticas e pedagógicas do consórcio, organizando sessões de trabalho e focus group para preparação das mobilidades, partilha e disseminação de conhecimentos adquiridos e avaliação.

Coordenador de Comunicação/Divulgação – Rede Social de Cascais, será responsável pela divulgação dos projetos, pelas atividades do gabinete de imprensa e pela produção de boletins informativos para partilhar os resultados do projeto de mobilidade (anualmente). Todos os membros do consórcio/grupo de gestão devem apoiar a disseminação de informação.

Coordenador de Qualidade – Animam Viventem, será responsável pela coordenação dos procedimentos de Monitorização e Avaliação. Todos os membros do consórcio/grupo de gestão devem apoiar e garantir a aplicação e submissão das ferramentas de Monitorização e Avaliação.


Objetivo 1

Reforçar as competências dos profissionais através da aquisição de novos conhecimentos e aptidões em metodologias de trabalho para a educação de adultos.

Objetivo 2

Reforçar as capacidades das organizações para trabalharem em cooperação e em rede.

Objetivo 3

Desenvolvimento de uma dimensão intercultural e transnacional do trabalho nas organizações.

As mobilidades devem contribuir para a aprendizagem dos indivíduos,
o desenvolvimento da(s) organização(ões) e a sua internacionalização.


Job shadowing (2 a 60 dias)

Os participantes podem passar um período de tempo numa organização de acolhimento noutro país, com o objetivo de aprender novas práticas e recolher novas ideias através da observação e da interação com colegas, peritos ou outros
profissionais no seu trabalho diário na organização de acolhimento.

Missões de ensino ou de formação (2 a 365 dias)

Os participantes podem passar um período de tempo a ensinar ou a dar formação a aprendentes
numa organização de acolhimento noutro país, como forma de aprenderem através da realização das suas tarefas e do intercâmbio com os seus pares.

Cursos e formação (2 a 30 dias)

Os participantes podem beneficiar de um curso estruturado ou de um tipo de formação semelhante ministrado por profissionais qualificados, com base num programa de aprendizagem e em resultados de aprendizagem pré-definidos.
(Máximo de 10 dias de comparticipação de training fee; 80€/dia)


Os participantes elegíveis incluem professores, formadores e todos os outros especialistas e pessoal não docente no domínio da educação de adultos.

O pessoal não docente elegível inclui o pessoal que trabalha na educação de adultos, quer em prestadores de educação de adultos (por exemplo, pessoal de gestão, coordenadores Erasmus+, etc.) quer noutras organizações ativas na educação de adultos (por exemplo, voluntários, conselheiros, coordenadores Erasmus+, coordenadores de políticas responsáveis pela educação de adultos, etc.).


Coordenadores da Rede Social
Coordenadores de Serviços Educativos / Sociais
Designers / Gestores de Projetos
Educadores, Agentes Sociais e Voluntários