A CPD agora é CLIC!

A CPD – Comissão para a Pessoa com Deficiência do Concelho de Cascais – foi criada em 1988, enquanto órgão consultivo da Câmara Municipal de Cascais e de diálogo interinstitucional para a promoção da plena cidadania das pessoas com deficiência no território.

Sendo a rede de trabalho mais antiga do concelho, a CPD cresceu como um espaço para a discussão das questões concretas que dizem respeito à população com deficiência, objetivo que permanece neste novo enquadramento, que dá origem ao CLIC- Conselho Local para a Inclusão em Cascais. 

Nesta nova etapa, o CLIC pretende, através de um novo Plano Estratégico afirmar-se como a estrutura que reúne os principais stakeholders na área da deficiência do concelho, tendo como missão melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência e/ou incapacidade do Concelho de Cascais, através de uma rede inter-organizacional de diálogo e compromisso para a implementação de políticas promotoras de direitos e plena cidadania desta comunidade. 

Conta, atualmente, com 42 membros, organizados em cinco grupos de trabalho centrados nas temáticas da Participação e Cidadania, Educação, Acessibilidades e Comunicação, Emprego, e, Desporto, Cultura e Lazer. 

Qualquer entidade do Concelho de Cascais, com intervenção na inclusão das pessoas com deficiência, poderá aderir ao CLIC, devendo para o efeito contactar a Divisão de Recursos para a Inclusão Social da Câmara Municipal de Cascais.

24 de Junho de 2024
Filipa Pereira