Estão abertas as candidaturas, até dia 9 de dezembro, para o Programa de Celebração ou Alargamento de Acordos de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais, também conhecido como PROCOOP.
O PROCOOP é um programa que governa o alargamento da cooperação estabelecida entre o Instituto da Segurança Social, I.P. e as instituições particulares de solidariedade social ou legalmente equiparadas, através da celebração de novos acordos de cooperação ou do alargamento dos acordos vigentes.
O seu objetivo é a introdução de mecanismos que garantam uma maior previsibilidade e transparência, na seleção das organizações e das respostas sociais.
As entidades concorrentes, pessoas coletivas de direito privado, sem fins lucrativos, que atuem na área do desenvolvimento social, em particular, instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e legalmente equiparadas, podem candidatar-se só nas seguintes áreas sociais:
- Creche;
- Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI);
- Centro de Dia;
- Serviço de Apoio Domiciliário (SAD);
- Centro de Atividade
Para cada resposta elegível, as organizações podem candidatar-se à:
- Revisão de acordo de cooperação típico já celebrado e em vigor, à data da candidatura, em termos de número de utentes em acordo, para a resposta social, passando a abranger mais utentes.
- Celebração de um novo acordo de cooperação com vista ao desenvolvimento de uma resposta social.
De acordo com o regulamento do PROCOOP, as candidaturas são apresentadas por instituição e por resposta social, através da Segurança Social Direta, com as credenciais de acesso que a Instituição já possui.
Saiba mais sobre o PROCOOP aqui.