O Instituto da Segurança Social, IP abriu candidaturas para uma linha de apoio a projetos inovadores que contribuam para promover o envelhecimento ativo e saudável, com autonomia e impacto positivo na vida dos Idosos e aumentar os seus níveis de bem-estar.
A submissão de candidaturas está aberta até às 12h do dia 30 de dezembro 2023.
Esta linha de apoio tem como objetivos:
- Promover a autonomia e a independência, igualdade de oportunidades e a valorização e integração ativa na sociedade e/ou comunidades identificadas;
- Combater o isolamento e garantir acompanhamento personalizado;
- Alinhar a área de atuação identificada com os objetivos de política pública e necessidades do território envolvente;
- Desenvolver modelos de intervenção especializados que sejam eficientes no ganho de impacto positivo social na área de intervenção a que se destina;
- Promover parcerias e/ou trabalho em rede com amplitude geográfica e carácter multidimensional com relevante impacto nas dinâmicas sociais;
- Estimular e apoiar a criação de conhecimento e a disseminação de práticas de inovação social que promovam o desenvolvimento sustentável, com reconhecimento do mérito das mesmas.
Os beneficiários são as IPSS ou entidades equiparadas, e entidades da economia social sem fins lucrativos sendo a dotação orçamental de 2 milhões de euros.
As candidaturas submetidas a concurso são avaliadas de acordo com a pertinência do projeto face à necessidade identificada, a qualidade técnica e adequação do perfil da equipa, o plano de ação e metodologia, a sustentabilidade e viabilidade financeira e o número de pessoas abrangidas e potencial de impacto social.
As candidaturas são formalizadas através da submissão eletrónica de candidaturas no portal da segurança social. Mais informações aqui.
Esclarecimentos através do e-mail: ISS-DDS-InovSocial@seg-social.pt
Aceda ao formulário de candidatura. Consulte o Manual de Apoio.
Pretende candidatar-se e não sabe como elaborar a candidatura?
A Rede Social pode ajudá-lo através do Programa de Mentoria para Elaboração de Candidaturas. Este programa consiste num serviço de acompanhamento técnico individualizado que visa aumentar o potencial de sucesso das candidaturas.
Este serviço é prestado em parceria com a Logframe, a qual tem uma larga experiência nas áreas do planeamento e avaliação no terceiro setor.
Relembramos os critérios de acesso à Mentoria:
- O apoio traduz-se numa bolsa de horas, até um máximo de 10 horas por organização;
- O momento ideal para solicitar o serviço é no mínimo até 4 semanas antes da submissão da candidatura;
- A candidatura é previamente avaliada pela Logframe no sentido de aferir a sua viabilidade e potencial de sucesso (esta fase é gratuita para a organização). Caso se avance, procede-se à assinatura de uma declaração de compromisso de submissão da candidatura na sequência do serviço de mentoria;
- A articulação entre a organização e a Logframe é desenvolvida pela equipa técnica da Rede Social;
- A avaliação prévia é gratuita para as entidades e o custo a suportar pelas horas de mentoria prestadas é de 6€/hora (os restantes 90% do valor do serviço ficam a cargo da Rede Social).
Para mais informações contacte-nos pelo e-mail rede.social@cm-cascais.pt