Cascais tem a partir de hoje uma resposta especializada para dar apoio a 12 jovens menores não acompanhados provenientes de campos de refugiados da Grécia. Estes jovens são requerentes de apoio internacional e vêm para Cascais ao abrigo do compromisso assumido pelo Estado Português junto da Comissão Europeia.
A organização vai proporcionar a estes jovens acolhimento especializado num periodo de 3 a 6 meses . A intervenção pode passar por medidas de apoio para a autonomia, ou de acolhimento familiar ou residencial.
Os jovens vão contar com o apoio de uma equipa multidisciplinar que vai acompanhá-los para que estes possam ser cidadãos autónomos e responsáveis. A ideia é ajudá-los a definir um projeto de vida para que se possam sentir integrados na comunidade.
Este novo recurso surge na sequência de um convite da Segurança Social à Fundação “O Século” através do projecto C/JENA . Este projeto define que antes de serem refugiados , estes menores são crianças e jovens e qualquer intervenção tem que estar de acordo com a Convenção dos Direitos das Crianças e com a legislação nacional em vigor, o Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Perigo.