Entre 20 e 25 de Novembro, Cascais assinala a Semana Contra a Violência Doméstica como forma de comemorar os 20 anos de atividade do Fórum Municipal contra a Violência Doméstica (FMCVD) e de sinalizar o dia 25 de Novembro – Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
Durante esses dias decorre um conjunto de iniciativas com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade para o fenómeno da Violência Doméstica, dar a conhecer a atividade e promover o FMCVD e ainda informar sobre os recursos disponíveis.
O Fórum Municipal contra a Violência Doméstica desenvolve, desde 2003, uma intervenção integrada e interdisciplinar tendo como missão prevenir e combater a violência doméstica no concelho de Cascais, em articulação com as organizações locais. Conta, atualmente, com 45 membros e pode aderir ao Fórum qualquer entidade que pretenda dar o seu contributo nesta área. No Plano Estratégico do Fórum Municipal Contra a Violência Doméstica 2023-2025 os eixos prioritários apontam para a consolidação das respostas já existentes quer de apoio às vítimas quer na intervenção junto de agressores, assim como para a criação de novas respostas mais abrangentes e inovadoras, que incluam um melhor conhecimento, prevenção, informação, sensibilização e formação acerca deste fenómeno bem como a qualificação da intervenção em rede.
Saiba mais sobre o trabalho realizado pelo Fórum Municipal contra a Violência Doméstica aqui.
Conheça o programa da Semana Contra a Violência Doméstica:
20 de Novembro | reTRATA-ME bem!
O FMCVD em colaboração com a Plataforma Amplitude e os Centros das instituições parceiras da Plataforma Envelhecer Melhor em Cascais procedeu à captação de retratos fotográficos e testemunhos de utentes destes Centros, ao redor da temática da importância dos bons tratos. A partilha destes retratos será o mote para uma conversa que ajudará a refletir em conjunto na forma como nos sentimos quando alguém se dirige a nós de forma positiva.
A iniciativa decorre no Auditório do Centro Social Paroquial S. Vicente de Alcabideche pelas 14h30 e é dirigida aos seniores das instituições do concelho.
21 de novembro | Intervenção em casos de violência doméstica contra pessoas com deficiência intelectual
Esta ação de formação é dirigida a profissionais das organizações da Rede Social e realiza-se a partir das 14h nas instalações da CERCICA S. Domingos de Rana sendo uma organização conjunta do FMCVD e da Comissão para a Pessoa com Deficiência.
22 de novembro | Seminário: Diversas Facetas da Intervenção
O encontro, que tem lugar no Centro Cultural de Cascais a partir das 9h30, destina-se a todos os profissionais da Rede Social e visa promover uma reflexão alargada sobre a prevenção e intervenção na violência conjugal e na violência sobre pessoas idosas.
Programa e inscrições aqui.
23 de novembro | Teatro “A Montanha” – Cancelada devido ao falecimento de Carlos Avilez, encenador e fundador do TEC
A Montanha é a história de uma mulher enquanto enfrenta a longa subida até ao topo de uma montanha, que não é apenas uma Montanha. Um espetáculo impactante e delicado sobre a violência doméstica com texto e encenação de .
A peça é apresentada no Teatro Municipal Mirita Casimiro – TEC às 21h. A entrada é gratuita mas as inscrições são limitadas ao número de lugares na sala.
24 de novembro | Anúncio dos vencedores do concurso de vídeo: “Diz não à violência Doméstica”
Este concurso tem como objetivo sensibilizar os mais jovens e motivar a sua participação ativa na construção de mensagens sobre o tema da violência doméstica e/ou violência no namoro. Estão envolvidos nesta iniciativa alunos do 3º ciclo e secundário de todos os agrupamentos e escolas do concelho de Cascais.
O anúncio dos vencedores acontece pelas 14h30 no Auditório da Escola Secundária de Carcavelos.
25 de novembro | Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres
Para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres serão distribuídas pulseiras com a cor laranja (cor proposta pelas Nações Unidas para assinalar este Dia) com a mensagem “Cascais diz não à Violência Doméstica” em vários locais do concelho.