A Comissão para a Pessoa com Deficiência (CPD) é uma Rede de Parceria com atuação no domínio da deficiência e que tem vindo a reforçar a sua ação no desenvolvimento de competências dos seus profissionais, através da formação e capacitação.
“Leitura Fácil” é um exemplo!
Enquadrada na ação das redes de parceria, esta formação abrangeu 12 profissionais da Rede Social de Cascais e aconteceu em duas sessões. Uma sessão mais teórica com a exposição de conceitos e, outra com a apresentação de projetos desenvolvidos por cada uma das profissionais.
Segundo palavras de Joana Amaral, profissional do Lar da Boa Vontade, “a formação permitiu que, em conjunto, fizemos observações, correções e alterações necessárias aos trabalhos que cada uma realizou. Um momento bastante valioso de partilha de conhecimento”. A formação destacou-se por promover o esclarecimento de dúvidas, o treino de competências através de autoscopias, e a partilha de estratégias e metodologias.
O que esperar de mudanças nas organizações e nos profissionais com esta formação? De acordo com Liliana Sintra, técnica da Divisão de Recursos para a Inclusão Social da Câmara Municipal de Cascais, “espera-se a produção de comunicação acessível para todas as pessoas”, permitindo cumprir as recomendações estipuladas pela Convenção para os Direitos das Pessoas com Deficiência, acerca da importância da comunicação acessível, e do seu impacto no empoderamento e participação cívica de pessoas com deficiência, nomeadamente deficiência intelectual.
“Leitura Fácil” conduziu as competências necessárias para a produção de informação e comunicação mais adaptada, inovadora e inclusiva!
Dinamizada pela formadora Sandra Marques, da FENACERCI, a mesma realizou-se nas instalações da CERCICA durante o mês de março.