“Começamos a desenvolver algumas ações /atividades, no âmbito da animação-sócio cultural que permitiram envolver as pessoas nas atividades que o centro habitualmente tem e realizámos um Jornal da Quarentena em que elas são os principais atores deste jornal, são elas que nos apresentam dicas, que nos apresentam fotografias , soluções sobre aquilo que estão a fazer. Aquilo que comemorávamos em conjunto, tem que ser feita numa modalidade completamente diferente.” Alexandra Colaço, Diretora Técnica do CCPP
O encerramento do Centro de Dia do CCPP devido à pandemia, levou à perda da socialização entre os utentes. Para alimentar as relações e proporcionar uma forma de convívio à distância foi criado o Jornal da Quarentena. É uma publicação mensal com 4 /6 páginas, elaborada com base na informação que é recolhida em casa de cada utente, quando o CCPP distribui diariamente os almoços. Angariam-se ideias, sugestões, receitas gastronómicas, dicas ou mensagens daquilo que se gostaria mais de fazer quando a pandemia e o confinamento terminarem.
Existe uma versão em pdf para os utentes que estão acompanhados e com acesso a meios tecnológicos e uma versão em papel para quem está sozinho ou sem acesso a meios digitais.
O CCPP existe desde 1987 e tem sede na Parede. Tem respostas sociais dirigidas aos séniores ( Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário) e proporciona atendimento de Ação Social e de Rendimento Social de Inserção a famílias. O voluntariado é uma parte significativa da ação do CCPP , dando apoio a áreas do emprego, saúde ou loja social.