COVID-19: Ordem dos Psicólogos ajuda organizações com recomendações em tempo de pandemia

4 de Maio de 2020
helenabonzinho

As alterações na vida quotidiana e profissional originadas pelo contexto de pandemia têm conduzido ao interesse de muitos profissionais na área da saúde em facultar orientações e recomendações tecnicamente fundamentadas para ajudar a lidar com novos constrangimentos.

A Rede Social Cascais partilha documentos de apoio produzidos pela Ordem dos Psicólogos que se relacionam com a realidade das organizações, que de uma forma simples e apelativa , poderão ter maior utilidade para os profissionais da Rede.

Título “COVID-19: Dossier para Organizações Recomendações para Líderes, Departamentos de Recursos Humanos e Colaboradores”

Resumo Documento criado para organizações empresariais mas que é útil para organizações do sector social que também estão a sofrer impactos económicos, profissionais e sociais. Contém informação multimédia sobre as temáticas de gestão de recursos humanos, produtividade e teletrabalho. Dirigido a gestores de organizações, com recomendações específicas relacionadas com elaboração de planos de contingência, cuidado aos colaboradores e envolvimento na comunidade. Contempla recomendações sobre como orientar os colaboradores que se encontram a desempenhar funções presenciais e em teletrabalho.

Título “COVID-19 Recomendações para quem está em Teletrabalho”

Resumo O trabalho à distância, usando meios tecnológicos, passou a fazer parte da realidade de organizações e colaboradores como a resposta à pandemia. Este documento contem um conjunto de recomendações para facilitar o ajustamento a essas novas rotinas, tais como: estabelecer horários para trabalho, lazer e descanso, evitar o isolamento, reorganizar tarefas ou definir o espaço de trabalho.

Título “COVID-19 Recomendações para quem continua a trabalhar fora de casa”

Resumo Em situação de pandemia , há profissionais que têm que continuar a desempenhar funções no local de trabalho habitual ou a desempenhar novas funções em contextos de risco acrescido. Este documento contém recomendações para os profissionais se sentirem mais protegidos, quer a nível físico quer psicológico, por estarem potencialmente , mais expostos a elevados níveis de stress diário.

Título “COVID-19 Pandemia nas organizações. Recomendações para gestores”

Resumo Especialmente concebido para dar resposta a pessoas com cargos de gestão, este documento relembra um conjunto de responsabilidades que devem ser verificadas de imediato como o cumprimento das orientações das autoridades de saúde pública, condições dos seguros laborais, alterações temporárias à legislação do trabalho ou planos de stocks. Fornece também orientações sobre como manter um ambiente de colaboração saudável e reorganizar processos de trabalho.

Título “COVID-19 Comunicação de Risco para a Saúde Pública”

Resumo Especialmente concebido para pessoas com cargos de decisão , fornece recomendações sobre como mobilizar e comunicar aos colaboradores comportamentos pró-sociais e pró-saúde, de modo a minimizar o stress e a ansiedade associados a contextos de incerteza, como a atual crise pandémica.

Título “COVID-19: É importante combater o estigma e a discriminação”

Resumo Esta publicação incide sobre o risco desta doença produzir comportamentos discriminatórios, nomeadamente, sobre pessoas que estejam infectadas ou que tenham estado em contacto com o vírus em locais de transmissão ativa. Alerta que os comportamentos discriminatórios levam a que se ocultem sintomas e propiciam a propagação do vírus. Partilham-se recomendações de entreajuda , resiliência e empatia como forma de contrariar comportamentos e práticas estigmatizantes.