Na semana passada foram conhecidos os projetos vencedores ao Fundo AdaptCascais, uma iniciativa que apoia projetos locais de adaptação às alterações climáticas.
Inscreveram-se 18 associações e entidades privadas do concelho tendo sido aprovados oito projetos. O financiamento deste fundo ascende a 24.000€ e cada projeto pode ser financiado até aos 3.000€.
Os oito projetos vencedores propõem-se realizar ações para a adaptação às alterações climáticas no âmbito dos cenários climáticos apresentados no PA3C2 – Plano de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas de Cascais.
O Fundo AdaptCascais pretende fomentar a participação, o conhecimento, a capacitação e a sensibilização da comunidade local em relação às alterações climáticas e promover a adoção de soluções estruturais e de base natural.
Os projetos vencedores das organizações da Rede Social de Cascais são:
- “Tires + verde e o Goilão” – IDEIA – Instituto para o Desenvolvimento Educativo Integrado na Ação
- “Aqui não há pássaros” – O Nosso Sonho – Cooperativa de Ensino e Solidariedade Social, CRL
- “Água nossa Amiga” – Associação dos Antigos Alunos Salesianos do Estoril
- “Zero Waste Talks” – Associação Criativa
Os restantes projetos vencedores são: “Caparide, ribeira viva” da Associação Movimento Azul, “Maré Alta” da Safari, “Mais Peixe menos Plástico” da Associação Juvenil Claro e “Refill the Future” do Agrupamento CNE 729 Cascais.
Vídeo da sessão: