O Auditório da Fundação “O Século” acolheu no dia 19 de maio a sessão plenária da Plataforma Casas de Acolhimento. A sessão contou com a participação de cerca 20 técnicos, entre profissionais das Casas de Acolhimento e a equipa da Câmara Municipal de Cascais.
A abertura do plenário esteve a cargo do Vereador Frederico Pinho de Almeida que deu as boas-vindas a todos e antes da ordem de trabalho convidou Marta Pereira de Sousa da Associação Bússola Coração para apresentar o projeto “Um par de sapatos para todos”, fruto da colaboração entre a Associação Bússola Coração com a SEASIDE e o apoio da CMC. Esta parceria consiste na oferta de calçado para todas as crianças institucionalizadas do concelho, sendo Cascais o primeiro concelho do país a usufruir desta iniciativa.
Com a renovação na constituição da equipa da CMC, a mesma apresentou-se aos representantes das Casas que por sua vez também se deram a conhecer, pois também se verificaram algumas mudanças de técnicos nas organizações.
A equipa da CMC partilhou a proposta de Plano de Ação para o ano de 2023 e explicou que o mesmo se baseia em quatro eixos estratégicos, cada um composto por iniciativas, ou seja:
- Eixo do Desenvolvimento | Capacitação da Rede de Parcerias
Iniciativas: reforçar a rede de parceria e aprender em rede/espaços de formação, reflexão e discussão nas áreas da infância, pedagogia, proteção e acolhimento de crianças e jovens;
- Eixo da Pobreza e Vulnerabilidade Social
Iniciativa: promoção de competências de autonomia
- Eixo do Risco e Perigo
Iniciativas: conhecer a necessidade concelhia de acolhimento familiar e criação de condições para o acolhimento familiar em Cascais
- Eixo da Garantir Direitos
Iniciativa: camisola dos direitos – Promover os direitos das crianças e jovens das casas de acolhimento
Após a apresentação, o Plano de Ação 2023 foi posto à votação tendo sido aprovado por unanimidade.
Por último e com o plano já aprovado, procedeu-se à constituição dos grupos de trabalho que irão concretizar as iniciativas até dezembro de 2023.