Rede Social de Cascais dinamiza “À Conversa com as Redes” para reavaliar prioridades sociais no PEDS

A Rede Social de Cascais deu início ao processo de revisão do Eixo do Desenvolvimento Social, parte essencial do Plano Estratégico de Desenvolvimento Social (PEDS).

Este processo surge da necessidade de atualizar as medidas e indicadores do PEDS tendo em conta as problemáticas do território e os desafios estratégicos que se colocam à intervenção social no concelho de Cascais.

Esta revisão coloca novos desafios estratégicos aos protagonistas da intervenção – as Plataformas e Redes de Parceria, permitindo um maior ajustamento entre desafios e trabalho desenvolvido.

Sessões Temáticas: Ciclo de Vida, Inclusão e Direitos Sociais


Para suportar este processo de revisão do PEDS, a Rede Social de Cascais organizou três sessões temáticas, enquadradas na iniciativa “À Conversa com as Redes” que tem como intuito:

  • Aumentar o conhecimento entre redes de parceria;
  • Reforçar uma visão integrada da ação das redes de parceria;
  • Identificar problemas sociais persistentes e desafios sociais e económicos emergentes;
  • Potenciar a intervenção em rede.

Para o efeito, foram convidados profissionais das redes de parceria a refletirem e identificarem os determinantes sociais que são impactados por problemáticas persistentes e desafios socioeconómicos emergentes, tendo por base a sua experiência de trabalho com grupos vulneráveis e os problemas que enfrentam na intervenção que protagonizam.

Os encontros, realizados no Auditório do DNA CASCAIS, reuniram membros dos grupos de coordenação das plataformas e redes de parceria e envolveram uma dinâmica participativa que teve como temas centrais o Ciclo de Vida (a 17 de outubro), a Inclusão e Grupos Vulneráveis (a 18 de outubro) e os Direitos Sociais e Bem-Estar (a 25 de outubro).

Estas sessões foram um momento essencial de diálogo e co-construção, em que profissionais puderam refletir sobre as prioridades estratégicas do desenvolvimento social de Cascais, partilhando perspetivas, obstáculos e sugestões que irão contribuir para um plano mais emblemático e eficaz.

Dinâmicas Participativas: Colaboração para um Plano mais inclusivo


As sessões “À Conversa com as Redes” foram estruturadas para promover uma participação ativa e colaborativa, com a realização de várias dinâmicas participativas, designadamente o “mapa humano”.

Interação com “Mapa Humano”

A sala onde decorreram “as conversas com as redes” estava decorada com silhuetas humanas desenhadas em papel, que representavam diferentes temáticas (ex: pobreza, natalidade, envelhecimento, migrantes, conciliação familiar profissional, bem-estar).  As redes de parceria foram desafiadas a “tatuar” nestas silhuetas, as respostas à seguinte pergunta:

Atendendo à área de atuação em que intervêm, quais os problemas sociais que:

– permanecem sem resposta;

– apresentam respostas deficitárias;

– necessitam de respostas mais criativas;

Depois desta interação com o mapa humano onde ficaram registados os contributos de cada rede de parceria, seguiu-se um momento de partilha de ideias acerca de temas centrais da intervenção social no concelho, tendo por base os desafios identificados por quem atua no terreno.

Em cada uma das sessões foram debatidas ideias e promovidos exercícios de reflexão com o intuito de melhorar as medidas estratégicas do PEDS.

Estas sessões são uma etapa fundamental para assegurar que o PEDS espelha de forma fiel e completa os desafios que permitem às Redes de Parceria trabalharem na promoção de um desenvolvimento social mais inclusivo e solidário. Com a participação ativa de profissionais das redes de parceria, o concelho de Cascais dá mais um passo para se tornar uma comunidade cada vez mais integrada, equitativa e resiliente.

As próximas etapas deste processo de revisão serão anunciadas, reforçando o compromisso com a transparência e a colaboração na criação de um plano que responda verdadeiramente às necessidades de Cascais.

4 de Novembro de 2024
Rita Pereira