Seminário Aporofobia | Um termo sem fronteiras

Breve

No passado dia 7 de abril, durante a semana da interculturalidade, foi realizado um seminário pela EAPN Portugal sobre a Aporofobia. O seminário contou com presença do presidente da EAPN Portugal, EAPN Espanha entre outros oradores.

O Seminário teve como objetivo informar sobre este termo e promover o trabalho em rede de forma a fomentar respeito pela diversidade e interculturalidade.

O que é a Aporofobia?

Criado e desenvolvido pela escritora e filósofa Adela Cortina, aporofobia define o ódio aos indigentes e a aversão aos desfavorecidos. Proveniente de duas palavras gregas: “áporos”, o pobre, o desamparado, e “fobéo”, que significa temer, odiar, rejeitar, aporofobia é um termo notado no discurso publico.

De acordo com o presidente da EAPN Portugal, Jardim Moreira “A aporofobia não tem fronteiras às pessoas refugiadas, incapacitáveis, imigrantes (..) o seu discurso de ódio afeta todos.”

Porque é que a Aporofobia deve ser um tema a abordar?

No seminário, Elizabeth Santos do Observatório Nacional de Luta Contra a Pobreza mencionou a importância de medidas contra a aporofobia através de uma infografia com dados relacionados com este tema, tais como:

  • Em 2019, 67% da população portuguesa considera que a discriminação com base na origem étnica é comum ou muito comum no seu país;
  • Em 2019, 17% da população portuguesa ficaria desconfortável se tivesse contacto diário com colegas de trabalho de etnia cigana;
  • Em 2020, cerca de 655 queixas foram recebidas pela Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial.

Entre outros…

Através desta infografia, Elizabeth Santos concluiu que existe uma “Tendência para representações sociais negativas sobre as causas da pobreza, predominando explicações de cariz individual em detrimento do social. (…) reproduz estereótipos: não quer trabalhar; vive à custa de subsídios, é manipuladora etc… “e umas das suas recomendações foi a “Promoção de espaços de reflexão interna, em equipa, entre todos os colaboradores e instituições”.

Analisando os dados da infografia, que pode aceder aqui, poderá ver mais informações relevantes sobre este tema.

Algumas campanhas contra a Aporofobia

Foram apresentadas várias campanhas contra a aporofobia:

 “O DISCURSO DE ÓDIO NÃO É ARGUMENTO. #DARAVOLTAAOTEXTO #EAPN”

Em 2021, a EAPN Portugal lançou, no âmbito da Semana da Interculturalidade, uma campanha nacional, contra o discurso do ódio, sob o lema “O Discurso de Ódio não é Argumento. #Daravoltaao texto #EAPN”.

Saiba mais sobre a campanha aqui.

 #ContraAporofobia da EAPN Espanha

Lançada em Espanha em 2019, a campanha pretendeu incentivar os cidadãos a assumirem um compromisso social, no combate à pobreza e à exclusão social, através de entidades sociais que servem grupos que se encontram em situação de exclusão.

Pode ficar a conhecer mais sobre esta campanha aqui.

O seminário concluiu com um apelo aos técnicos para refletirem em formas de combater este tema e respeitar as várias comunidades que vivem no país.

12 de Abril de 2022
Irene Carriço