Envelhecimento é um tema central e o seu impacto é fundamental nas políticas das cidades urbanas. Este foi o pontapé de saída na abertura do seminário inaugural do projeto “Envelhecer em Cascais” – Como construir um município onde podem todos envelhecer bem? que decorreu no Auditório Maria Jesus Barroso da Casa das Histórias Paula Rego, no passado dia 26 de janeiro.
O seminário, inserido na Operação Cascais Sénior +* contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras; coordenadora do projeto “Envelhecer em Cascais”, Marta Matos; Dr. Alexandre Kalache, ex-diretor do Departamento de Envelhecimento e Curso de Vida da Organização Mundial de Saúde entre outros oradores.
O principal objetivo deste seminário foi o lançamento do estudo “Envelhecimento em Cascais – Estratégia e Plano sobre Envelhecimento: velhice e políticas sociais no concelho de Cascais” com o enfoque na participação dos cidadãos, respostas sociais, decisores, locais de trabalho e cuidadores.
Em conjunto com a Câmara Municipal de Cascais e com uma equipa de cientistas sociais da DINÂMIA’CET-ISCTE, Marta Matos afirma que o estudo propõe “dar vida aos nossos anos pela frente” e co