Já consultou o Plano de Iniciativas 2020-2023?Algumas pistas para navegar no documento

27 de Julho de 2020
helenabonzinho

Foi recentemente aprovado o Plano de Iniciativas 2020-2023. Este documento de planeamento é o primeiro a derivar do instrumento mais abrangente que é o Plano Estratégico de Desenvolvimento Social 2020-2030 (PEDS), e orienta a ação da Rede Social de Cascais para os próximos quatro anos.

O PEDS é composto por dois eixos de atuação – Desenvolvimento Social e Desenvolvimento da Rede – que de forma complementar reforçam a capacidade de resposta e de inovação da Rede Social de Cascais.

O Plano de Iniciativas que agora está disponível refere-se ao Eixo de Desenvolvimento Social. Foi produzido pelas 25 subredes que integram a Rede Social.

O seu desenho tem por base 4 objetivos, que se desdobram em 43 medidas e 212 iniciativas. Tem um orçamento previsto de cerca de 6 milhões € para o ano de arranque (2020). O Plano de Iniciativas do Desenvolvimento da Rede encontra-se em elaboração pela estrutura executiva responsável pela coordenação da Rede Social de Cascais.

É um documento digital e interativo e , apesar da sua extensão, foi concebido para ser consultado de forma intuitiva e ágil, para ir ao encontro das necessidades específicas de quem o consulta. É possível consultar diretamente os vários capítulos a partir do índice.

Por exemplo, ao selecionar um objetivo, existe uma lista interativa das medidas e o número de iniciativas que contribui para a sua concretização. O ícone do índice está visível para que a qualquer altura se possa voltar ao início do documento.

Quando se seleciona uma medida , esta é composta por

  • Breve descrição, indicação de número de iniciativas e lista de redes de parceria responsáveis pela sua implementação
  • Grelha(s) de iniciativas com entidades envolvidas, âmbito territorial, público alvo, data de início, sub-rede e técnico responsável
  • Resumo financeiro, com orçamento previsto e fontes de financiamento
  • Detalhe sobre alvos e metas a atingir. Na última página dedicada à medida,é possível retornar à página resumo do objetivo em consulta

Um olhar global sobre os recursos financeiros que a concretização destas iniciativas irão implicar está na parte final do documento. Depois de termos a análise do valor de cada iniciativa, aqui é possível visualizar a distribuição das verbas por objetivo estratégico e por fontes de financiamento.

Há muito mais para descobrir no Plano Iniciativas de Desenvolvimento Social 2020-2023. Consulte aqui.

Artigo relacionado: