Privação material – Números e histórias da Rede Social

Cascais lança nova resposta mais dignificante e inclusiva

O Cartão Mais Solidário é um projeto inovador que atribui cartões para compra de alimentos a famílias em dificuldades socio económicas. Os beneficiários acedem a bens alimentares de uma forma não estigmatizante, tendo liberdade para escolher os produtos que se adequam às condições do agregado familiar. Esta iniciativa ilustra a mobilização das organizações de vários setores para combater o risco de pobreza. O município aliou-se a Juntas de Freguesias e organizações. Três marcas de grandes superfícies asseguraram 33% do custo total em cartões ou alimentos.

A Jerónimo Martins/Pingo Doce foi uma das empresas que se associou a esta iniciativa. Segundo Luísa Dias, estes apoios estão alinhados com o posicionamento de responsabilidade social da organização, em especial nos locais onde está presente. Esta responsável explica que “prestar apoio em situações de urgência e carência alimentar é um dos pilares de responsabilidade, no sentido de minimizar desigualdades na sociedade pelo acesso à alimentação. Colaborar com o cartão Mais Solidário é uma excelente forma de o fazer junto da comunidade de Cascais”.

Alterações no emprego, na família e o nível das qualificações são os fatores que levam a que todos os anos se saia ou se entre na condição de pobreza. Sabe-se também que quanto mais tempo se fica , mais difícil é de sair. Iniciativas como o Cartão Mais Solidário podem ser cruciais para amortecer o impacto das dificuldades pois libertam recursos para as famílias se voltarem a organizar.